Continente Volta a Portugal com Chakall
Em 2022, o Continente voltou a patrocinar a Volta a Portugal, mas quis dar uma outra volta ao patrocínio.
Nasceu assim a Volta a Portugal com Chakall, um evento paralelo que acompanhou todas as etapas com receitas exclusivas que promoveram a melhor gastronomia de cada região do país, usando os frescos e os produtos regionais Continente. Numa bicicleta adaptada a estação de cozinha, o Chakall fez show-cookings participativos em lojas nas localidades de cada etapa (Elvas chegou mesmo a ter um direto na RTP). As receitas foram filmadas para as redes sociais da marca, para além de serem disponibilizadas num encarte especial do Correio da Manhã e num Mapa de Receitas oferecido nas lojas.
Tudo isto deu outra pedalada aos resultados:
- marca com mais notoriedade e associação,
- retorno com rácio de 44:1,
- AVE 22M (+233% face a 2021),
- 5M de impressões em Social Media,
- aumento de 166k na média de vendas nas lojas mais próximas de cada etapa,
- aumento da preferência para 77%.
Outros dados: Reach = 34% (+126% face a 2021), Outreach superior a 39M (+17% face a 2021), Net Effect = 1.3M, Favorabilidade 4,9 (escala de 1 a 5), aumento da proximidade percebida para 66%.
Volta a Portugal with Chakall
In 2022, Continente sponsored Volta a Portugal again, but the brand needed to give a different spin on the sponsorship in order to create a better performance.
Thus was born “Volta a Portugal with Chakall”, a parallel event that accompanied every stage with exclusive recipes that promoted the best gastronomy of each region, using Continente’s fresh produce and regional products.
With a cargo bike transformed into kitchen station, Chef Chakall did instore showcooking with costumers in some towns that hosted the competition’s stages (we even had live TV in the first town).
The recipes were filmed for the brand’s social media profiles, and were offered in a national newspaper and in a Map of Recipes available instore.
This story gave a different spin to the brand’s results:
- brand with most notoriety and association,
- return on investment with 44:1 ratio,
- AVE 22M (+233% than 2021),
- 5M impressions on Social Media,
- average growth of 166k in sales in the stores close to each stage,
- growth of preference to 77%.
Other data: Reach = 34% (+126% than 2021), Outreach higher than 39M (+17% than 2021), Net Effect = 1.3M, Favorability 4,9 (scale of 1 to 5), growth of perceived proximity to 66%.